07/08/09

The XX vai destruir o seu coração


Desde que ouvi falar dos The XX, ou melhor, desde que ouvi as suas poucas músicas disponiveis na internet, foi paixão à primeira vista. Sem disco ainda sequer editado (sai no próximo dia 17), a estréia dos The XX para mim já é seguramente o acontecimento discográfico do ano. Sei que isto é um chavão mais que gasto, mas cada música dos XX é tão linda e tão absurdamente perfeita que fica difícil racionalizar aqui em palavras o quanto estes meninos de Londres mexem com este meu coração cético e petrificado. A banda é formada por dois meninos e duas meninas (Romy, Oliver, Baria e Jamie) entre os 17 e os 19 anos e fazem um som que remete para uma certa atmosfera soturna e minimalista que algumas bandas dos anos 80, como os Young Marble Giants, faziam.
Mas, no caso do The XX, com um toque de modernidade e classicismo que é quase impossível de se acreditar quando se descobre a idade dos garotos. Nas primeiras audições me veio logo à cabeça um disco lindíssimo de uma banda que já nem existe, os belgas Thou, que na sua estréia «Put us in tune» (2001) produzida por John Parish, usaram os mesmos estúdios que os Portishead e lhe pediram as sobras e restos de materias sonoros não usados pela banda de Bristol para trabalharem o seu début.
O resultado foi um auspicioso e quase irretocável disco que, apesar de achar que os meninos dos The XX nunca nem sequer ouviram, gosto de acreditar que sim e que quiseram fazer o seu próprio «Put us in tune» versão 2009. Canções para corações dilacerados ou a espera de uma segunda chance.

5 comentários:

Crisoca disse...

Não consigo parar de ouvir! acho que me apaixonei!

barnabé disse...

Boa dica wellvis!

Fui ao MySpace dos tipos e são mm bons!

Um abraço daqui do alentejo

pedro

O Puto disse...

"Destroy the heart", já cantavam os House of Love. Tens que me arranjar os Thou. Abraço!

Wellington Almeida disse...

com maior prazer, puto. o Cd ta com a crisoca aqui em cima hehe mas gravo-te com o maior prazer. coisa fina o disco.

abraços

Lanu disse...

disco soberbo, este.

Aconselho heart skips a beat e islands.

mt bom gosto. parabens!