18/11/10

Porque «Scott Pilgrim vs. the World» é (e não é) divertido


Sejamos honestos com nós próprios: Scott Pilgrim vs. the World é muito barulho por nada.
Se você, assim como eu, não é um daqueles fãs "xiitas" da banda desenhada que dá nome à personagem e, portanto, caiu completamente de pára-quedas numa sessão do filme, provavelmente você deve estar pensando o mesmo que eu: que Scott Pilgrim não é lá estas coisas. Para despacharmos já isto sem mal entendidos, acho que o único problema de Scott Pilgrim vs. the World é o hype em doses cavalares injectados ao longo dos últimos meses. Só quem estava em Marte não ouviu falar da adaptação ao cinema da cultuada banda desenhada.
Dito isto, o que é que fica? Um filme despretensioso, com alguns momentos acertados, outros nem tanto e que tem uma banda sonora que quase vale pelo filme todo. Banda sonora, aliás, que garante os melhores momentos (e as melhores piadas) do filme. Se você ainda não o viu (passou no Estoril Film Festival mas estreia em Portugal dia 09 de Dezembro) aconselho que então vá vê-lo sem expectativas elevadas. Porque senão a decepção vai ser catastrófica. Abaixo eu listo (eba! lista!) as razões porque Scott Pilgrim vs. the World deve ser visto (em doses moderadas).

1 - O genérico inicial, com a banda [fictícia] Sex Bob-omb quebrando tudo.
2 - Os Sex Bob-omb, a banda do Scott Pilgrim, que são cool até a medula e que deviam sair da ficção e vir para a vida real.
3 - Michael Cera, que é cool até a medula mesmo interpretando a si próprio pela bilionésima vez.
4 - A baterista ruiva e de poucas palavras interpretada por Alison Pill.
5 - Os Crash and the Boys que também são fictícios e que são o máximo.
6 - Os The Clash at Demonhead, banda também fictícia, que faz uma versão matadora de "Black Sheep" dos canadianos Metric.
7 - A referência à Seinfeld.
8 - "We are Sex Bob-Omb and we are here to make you think about death and get sad and stuff."

4 comentários:

AR disse...

Parece-me bem! :)
tb não sou addicted ah bd..mas kero mto ver esse filme (apesar de n simpatizar com o Cera)!

Mel disse...

Eu gostei bastante, meu namorado ficou um pouco decepcionado exatamente por causa do hype. Mas é divertido apesar de algumas falhas. :)

Wellvis disse...

Oi Mel, tudo bem?

Olha, gostei de muitas coisas, dos dialogos especialmente mas expectativas é uma coisa que fode quaquer filme.

ABS

Anónimo disse...

É original, sem dúvida. Acho que depois de se ver amiúde trabalhos que não primam nesse aspecto, dá gosto renovar. Os efeitos tb são castiços qb. O que mais gostei tb foi a banda sonora. Os concertos no final são estrondosos. De resto, tem detalhes que podiam retirar do filme, que só servem para denegrir.
Em suma, um cinéfilo tem mesmo que o ver, apesar de não ser um supra-sumo.