18/01/10

Melhores de 2009 - Os Filmes

Já tinha preparado há algum tempinho minha lista de melhores filmes do ano. Então li este post sobre «Mary & Max» e céptico, fui fazer o meu último visionamento de 2009. E vi a luz. «Mary & Max» é beleza em estado bruto. É daqueles filmes que penetram no mais profundo do nosso íntimo e nos rouba algo que inexplicavelmente não conseguimos explicar. A (belíssima) animação em stop-motion é um mero dispositivo estético e narrativo porque «Mary & Max» está muito longe de ser um filme para crianças. É um filme adulto, sério, com a morte sempre a espreitar por cima do ombro. O humor aqui é quase desesperado, feito de subtilezas, de camadas negras e feridas secas que se vão abrindo a medida que os protagonistas trocam cartas. «Mary & Max» é como um abraço apertado de um amigo esquecido. Na última cena do filme, as lágrimas de plasticina correm pelos olhos da protagonista e, quando nos damos conta, as lágrimas da vida real estão a escorrer pelo nosso próprio rosto. 2009 foi uma caixinha de bons bombons recheados no que toca ao cinema e, por isso, escolher os dez mais que listo abaixo foi uma tarefa mais que árdua.

01 - Revolutionary Road

02 - Mary & Max

03 - 500 Days of Summer

04 - Phoebe in Wonderland

05 - Districto 9

06 - O Complexo Baader Meinhof
07 - Frost/Nixon
08 - Precious
09 - Wendy & Lucy
10 - Slumdog Millionaire


2 comentários:

Peter disse...

os Bastardos ficam de fora?

explica isso!

Wellvis disse...

Pedro! o senhor por aqui? :D

Olha, ja até "falei" sobre isto no blogue (http://prepuciocomqueijo.blogspot.com/2010/01/filmes-de-2009-que-precisam-de-uma-2.html ) acho os 'Bastardos' um Tarantino menor. Mas depois de milhões de amigos e gente do bem (hehe) te-lo achado genial, tenho definitivamente de ve-lo novamente. Meu 1º visionamento foi uma decepção sem tamanho...

Um abraço