18/01/10

Melhores de 2009 - Os Discos

Confesso que o meu melhor disco de 2009 é, na verdade, de 2008. Descobri os canadianos Land Of Talk e o seu début «Some Are Lakes» através da fabulosa 'Give me back my heart attack' e foi paixão imediata. Ultimamente, coincidência ou não, o que se faz de melhor na música indie/pop está vindo do Canadá e bandas como Controller.Controller, Pony Up! (as novas Sleater Kinney? espero que sim) e Fucked Up estão aí para não me deixar mentir. Apesar de estar nos tops do meu media player, infelizmente, o Canadá não está presente no meu top ten do ano. Já que os londrinos The XX arrasaram tudo com o seu álbum destruidor de estréia (do qual eu já falei muito por aqui) «XX». A medalha de prata da casa vai para o irretocável «Eyelids Movies» dos abençoados Phantogram. Um disco feito de camadas electrónicas, samplers ganchudos, ruídos herméticos e descontruções pop sem nunca perder a elegância. E que a cada audição cresce um pouco mais. Os Phantogram também foram os autores da melhor música do ano e espero que nos próximos anos não nos dêem descanso, porque nesse mar de trivialidades que se tornou a música pop - graças ao mp3 - só sobrevive quem é mesmo bom. E o duo nova-iorquino é muito, muito bom. Eis o meu top discos de 2009.

01 - The XX - XX
02 - Phantogram - Eyelids Movies
03 - Passion Pit - Manners
04 - Phoenix - Wolfgang Amadeus Phoenix
05 - Washed Out - Life Of Leisure (EP)
06 - Fuck Buttons - Tarot Sport
07 - Grizzly Bear - Veckatimest
08 - Wild Beasts - Two Lovers
09 - Yeah Yeah Yeahs - It's Blitz
10 - Micachu & The Shapes - Jewllery

3 comentários:

gonn1000 disse...

Confesso que não percebi a febre Phoenix/Passion Pit, já para não falar da Micachu... Mas de acordo quanto a YYY, XX e Fuck Buttons. E fiquei curioso com Phantogram.

Wellvis disse...

a sério? Passion Pit ja prometiam com aquele EP obra-prima de 2008 e este 'manners' achei um rebuçado pop. Sem falar na coletanea de simgles que é o ultimo disco dos Phoenix. Quanto aos YYY's sei que gostas muito do album. Eu também mas acho que ainda não superaram «Fever To Tell» que é uma obra-prima absoluta.

Abraços

Shumway disse...

Uma lista muito interessante.

Gosto especialmente dos 3 discos que temos em comum :-)

Abraço