16/01/08

Pandora: vida e morte de uma grande rádio


Tudo o que é bom, dura mesmo pouco. Sábio provérbio este. Há 3 dias quando houve um certo barulho na internet pela volta do projecto Pandora (que há tempos só estava disponível para residentes dos EUA) o novo endereço teve recordes de acessos. Foi o suficiente para tirarem a rádio do ar e acabar com a festa. Desde ontem a noite, quem tenta aceder ao Pandora, depara-se com uma mensagem dizendo que a versão encontra-se desactualizada. O Pandora, na minha opinião sempre foi muito superior ao Last Fm, o seu inevitável e tambem mais popular sucessor. O que faz do Pandora muito superior ao Last Fm, além da simplicidade é a capacidade que ele tem de construir verdadeiras árvores genealógicas das bandas que realmente interessam. Já o LF funciona como uma troca de base de dados, se você gosta de PJ Harvey com certeza irá gostar de Evanescence porque fulano também gosta. Apesar de mais democrático, este método nunca funcionou comigo. Ontem quando entrei no Pandora e digitei «Joni Mitchell» no processo de busca em meia hora ouvi Cat Power, Patti Smith, Shannon Wright, Marianne Faithfull e muitas outras que eu não conhecia. Acho que isto sim, faz todo o sentido.
No momento em que escrevo este post, o portal ainda andava pela sala de operações, e os protestos espalhados pela blogosfera cresciam numa velocidade vertiginosa. Eu aqui faço votos que os cavaleiros Jedi responsáveis consigam derrotar o lado negro da força.

7 comentários:

sam disse...

Bem.. o last.fm não é bem isso ae.. todo mundo por categorias as músicas que ouve.. quando c abre o programa c escolhe, ou digita as que c quer ouvir... o programa seleciona.. tocou uma banda ruim.. dá ignore.. nunca mais toca a música.. além disso tem informações bacanas.. rola tipo um orkut dentro.. (isso é pra pessoas carentes... mas tá) dá pra indicar uma música prum de seus amigos.. e ainda.. faz uma lista das coisas que c ouve pro c poder exibir que é indie.. cult... et cétera.. ahahahahahaha

na verdade nunca gostei do pandora, que além dele tocar umas bandas que não tinham nada a ver com as que eu queria.. por exemplo.. eu colocava blind melon e tocava rollins band, blink 182, depech mode... arh.. ae fiquei com preguiça de sempre passar as músicas.. quando era pra ouvir rádio mesmo... eu ouvia a accuradio... há muito tempo antes que já fazia carinho em meus ouvidos... =)

Wellington Almeida disse...

Pois é, Sam. Confesso que não sou gde conhecedor do LastFm mas por isso mesmo, por não ter me cativado nas primeiras tentativas...um melómano que vai lá para ouvir coisas novas acaba por ouvir as mesmas coisas. É tudo muito redondinho: Pixies que vai dar ao Nirvana que vai dar ao Muse que vai dar nos Radiohead... isso me dá uma canseira... Abraços.

The Invisible Girl disse...

Bahh, grande novidade me dás. Ainda há dias me registei lá toda contente :( Enfim, as boas coisas tiram-nas logo.

E sim, o novo dos Goldfrapp é mesmo mauzinho ;)

sam disse...

=) hahaha.. sei como =) mas é mais ou menos isso mesmo ^^

-VC- disse...

Experimentem o Musicovery

http://www.musicovery.com/

Faz o mesmo que o Pandora. Cria canais radio consoante o nosso gosto e vai apurando a selecção conforme "votamos" sim ou não nas músicas que passam.
E o interface é interessante, não tem nada a ver com o Pandora.

Wellington Almeida disse...

Opa! Obrigadissimo Vasco. Já tou lá explorando..o pandora voltou a funcionar um dia depois desse post e logo apos na mesma tarde, morreu de vez.

Gde Abraço.

ruicarvalho disse...

CONCORDO PERFEITAMENTE CONTIGO.já agora posso aconselhar ,não leves a mal por favor ouve -KAREN DALTON-BUFFY SAINT MARIE-VASTHI BUNNYAN....OBRIGADO.
PARABENS PELO TEU BLOG GOSTO MUITO.
ruimsc.blogspot.com