06/01/08

Qualquer semelhança...

Vi aquela «Atlas» dos Battles em montes de listas de melhores músicas do ano e é curioso que ninguém tenha comentado as semelhanças assutadoras com «Beautiful People» do Marilyn Manson. Assim como em 2006 «Gold Lion» dos Yeah Yeah Yeahs era irmã gémea de «No New Tale To Tell» dos Love & Rocktes e ninguém deu por isso. Qualquer semelhança é mera coincidência?

7 comentários:

strange quark disse...

...é pura coincidência entre o Atlas e o Beautiful People... vejamos, a única coisa que acho parecida é a batida (um pouco mais elaborada nos Battles) e de resto... o quê? Assustador só mesmo o vídeo do MM.

Mas só para dizer que não foste o único a reparar na semelhança. Já um gajo da NME tinha topado o mesmo, mas a semelhança não será entre os Battles e Maryllin Manson, mas entre os Battles, Maryllin Manson, Kasbian (“Shoot the runner”, esta sim mais próxima do Atlas) e a banda que aparentemente usou pela primeira vez essa batida: The Glitter Band, nos anos 70!

Se os Battles imitaram alguma coisa, os outros dois também!

Finalmente: continuo a achar uma grande música. As camadas que vão sendo adicionadas revelam subtileza e aprumo na composição, algo que não está ao alcance de um músico qualquer. É mesmo preciso saber o que se está a fazer! Depois de feito, parece fácil, mas é assim que são os “ovos de Colombo”!

Um abraço

Wellington Almeida disse...

Olá Mario,
Obrigado pelos comentários sempre úteis. Fui ouvir a «shoot the runner» dos Kasabian e, não vi semelhança nenhuma,confesso.

A canção dos Battles e a do MM têm aquela batida minimalista que permeia toda canção (que a dos Kasabian não tem), ambas têm a introdução exactamente iguais e o tiro de misericórdia, o vocal demente e cadavérico.Com a diferença que os Battles usaram o vocoder e talvez por isso, a semelhança não seja tão óbvia.

Gde Abraço.

Wellington Almeida disse...

Ah, só para quem quiser comparar depois, a «Shoot The Runner» dos Kasabian pode ser ouvida aqui

sam disse...

ahahahh... o kick é o mesmo...
boa =)

O Puto disse...

Já tinha reparado na batida semelhante de "Beautiful People" e "Atlas", bem como outras similaridades rítmicas, incluindo "Gold Lion".

Wellington Almeida disse...

Mas Puto, tu és um visionário homem. Como dizem lá na minha terra, «vanguarda, sempre a frente do seu tempo» portanto não contas. hehe.. Fui ver as músicas que comparaste, tens toda razão sim senhor.

Rita disse...

Sinceramente, não conhecia a "No New Tale To Tell", e conheço de gingeira a "Gold Lion" e, lamento desapontar-te, mas semelhanças só mesmo as partes iniciais... e se não tivesses referido tal coisa, nem isso iria achar. Não é por ser uma enorme fã de Yeah Yeah Yeahs que o vou desmentir, mas, de facto, se formos analisar todas as músicas que se fazem por aí, é normal encontrarmos imensas semelhanças. Não será por aí...
Em relação à do MM, enfim, não me pronuncio porque nem sequer cheguei a ouvir...