01/01/07

Melhores de 2006 - os filmes


Quando vi a última obra-prima de Woody Allen lááá no comecinho do ano pensei logo «Este é o filme do ano» mas depois já no final, Alfonso Cuarón aparece e salva a pátria com o magnífico «Filhos do Homem». Filme completamente subestimado e ignorado em Portugal, apareceu em muitas listas de «melhores» na imprensa estrangeira. Resolvi escolher só cinco filmes, os filmes que mais me marcaram em 2006. Aqui vao eles:

1) Filhos do Homem - Alfonso Cuarón
2) Match Point - Woddy Allen
3) A Lula e a Baleia - Noah Baumbach
4) A caminho de Guatanámo - Michael Winterbottom
5) Babel - Alejandro González I?árritu

7 comentários:

gonn1000 disse...

Gostei desses todos (bem, o do Winterbottom só achei razoável), mas apenas incluo "Match Point" no meu top.

wellington disse...

gonn1000: Gostei da tua lista no site do Cinema2000, achei uma pena n?o teres incluído o WOLF CREEK na tua lista dos dez mais (apesar de o teres mencionado logo abaixo)acho que vou ser o único a votar nele.Ja que parece que toda gente gostou mais ou menos dos mesmos filmes. Um abraç?o.

gonn1000 disse...

Sim, este ano as opini?es n?o divergiram muito. "Wolf Creek" até foi dos menos consensuais, mas considero-o o melhor filme de terror do ano.

O Puto disse...

Por cá só chegaram os dois primeiros, pelo que apareceram no meu top 10.

Anónimo disse...

puto: Como assim, "por cá"? Por cá estrearam todos, meu caro,afinal foi "cá" que eu os vi ;) Abraços!

Flávio disse...

Bastou-me ver o trailer do Match Point para ficar rendido. Uma pérola de simplicidade, talvez um dos melhores trailers que tenho visto. Consiste apenas nisto: a cena inicial em que a bola de ténis balança sobre a rede e o protagonista enuncia, em off, a tese do filme sobre o poder do acaso.

marcelo santiago disse...

Com exceção do filme do Woody Allen, concordei com todos os outros, principalmente Children of Men. Para mim, esse já é clássico.