17/11/07

Os 100 melhores discos Indie, ever



Como este blogue está sempre atento às listas alheias, publico aqui a escolha da Revista Blender (última) para os 100 melhores discos indie de todos os tempos. Não curto muito o primeiro lugar não, se tivesse que escolher um Pavement para figurar nessa lista, de certeza que seria o último «Terror Twilight» de 1999 e não o primeiro «Slanted and Enchanted». Um dos álbuns preferidos desse que vos fala, o raríssimo «Exile in Guyville» de Liz Phair, ocupa a posição 35º. Na época muito polémico, pois segundo Phair, seria a resposta feminina a «Exile on Main Street», o clássico dos Rolling Stones. E quando ela disse «resposta» era mesmo a sério. Faixa a faixa.

O top five ficou assim:

01 - Pavement – Slanted And Enchanted
02 - Sonic Youth – Daydream Nation
03 - The Replacements – Let It Be
04 - R.E.M. – Murmur
05 - Pixies – Surfer Rosa

4 comentários:

strange quark disse...

Listas e mais listas... isto para não dizer que a categoria de música indie é tão vazia quanto música de castanholas.

O que é música indie? uns gajos que não se renderam às grandes editoras? um som? uma atitude? um "je ne sais quoi"?

Os Radiohead quando editaram "OK Computer" já não eram indie? Os Spiritualized não contam? e os seus precursores? os Spacemen 3? Os REM ainda são indies?

Ou se calhar ser indie é fazer uma versão dos Bee Gees, como a Feist fez, e o pessoal achar: Genial! quando na altura vomitavam só de ouvir o nome da banda.

é como os alternativos... rssss

um abraço

Wellington Almeida disse...

HAHAHAHA, não sabia da versão da Feist. Essa eu preciso ver.Melhor, ouvir.

M.A. disse...

É uma lista bastante "americana". Noto aí a ausência de "Zen arcade" dos Hüsker Dü, "Doolittle" dos Pixies (que considero melhor que "Surfer Rosa"), "The queen is dead" e de qualquer coisa dos Wedding Present. Quanto ao 1.º lugar, sempre pensei que iria ser o "Daydream Nation". A escolher um disco dos Pavement, confesso que estaria indeciso entre os três primeiros. Também fiquei um bocado surpreendido pela posição ocupada pelos Replacements. Mas é a justa homenagem a uma excelente banda tão esquecida.

Abraço

Wellington Almeida disse...

Concordo plenamente em relaçao aos Pixies.«Doolittle» é O disco deles.

Um gde abraço.